Padrão de Acomodação nas Internações dos Planos de Saúde
A escolha do tipo de acomodação é uma das mais importantes quando da contratação de um plano de saúde. Os quartos individuais (também conhecidos como apartamentos) são os preferidos pelos consumidores pela comodidade que proporcionam, mas são também a opção mais cara e menos acessível ao público em geral. Os quartos coletivos (a famosa enfermaria) possuem preços menores, mas são menos privativos, podendo acomodar até três pacientes.
Quartos Privativos
Mais comodidade e preço maior
Nesse tipo de acomodação, o paciente conta com conforto de banheiro privativo e com maior flexibilidade para receber visitas. Somente 37% dos beneficiários contratam quartos individuais. O preço dos quartos privativos é certamente o fator de desestímulo para esse tipo de contratação, apesar das comodidades. Os mesmos planos de saúde com acomodação privativa podem custar de 10% a 15% a mais do que os com quarto coletivo.
Quartos Coletivos
Menos comodidade e preço menor
Nesse tipo de acomodação, o paciente não conta com banheiro privativo e há restrições quanto à realização de visitas e à possibilidade de se ter uma companhante. Cerca de 63% dos beneficiários contratam quartos coletivos. Os pacientes internados costumam contar com o direito a acompanhante, mas somente se ele tiver menos de 18 anos ou mais de 60 anos.